Cuidados essenciais dentro de casa
Suas janelas são teladas?
As janelas são sempre um perigo para gatos de apartamento. Eles adoram ficar vendo o movimento da rua e se distraem facilmente com pássaros e borboletas voando. Também gostam de dormir tomando seu solzinho e aproveitando o ar fresco que vem de fora. Em ambas as situações, podem perder o equilíbrio e cair. Isso dá aos gatos a fama de "suicidas", dada por pessoas que desconhecem o instinto do animal. O instinto de caça dos felinos, aliado ao seu desconhecimento de que sua casa está "acima do nível da rua", levam muitos destes acidentes a serem fatais. É importante lembrar que quando o gato está de olho do lado de fora, é porque já está com vontade de ir atrás. Sua curiosidade é tamanha que neste momento não existe segundo, terceiro, ou vigésimo andar - ele simplesmente lembra que o movimento está perto dele, praticamente no "quintal" de casa - e por isso é fácil ir atrás. Por isso é errôneo o julgamento de que ele assume riscos ao "pular", como se fosse algo consciente. Uma queda até o 3° andar trará fraturas para o gato. Mais acima é fatal. Por isso, é extremamente necessário que as pessoas telem todas as janelas de seu apartamento. O procedimento é rápido e não é caro!
Obs.: Telas de proteção sofrem desgaste natural com o tempo. Troque TODAS as telas a cada 5 anos. Se morar perto do mar avalie o material de tempos em tempos. O desgaste do nylon tira sua função de proteger sua casa de acidentes.
Ah! E não esqueça: basculantes de qualquer tamanho, qualquer altura e qualquer tipo precisam SIM ser telados. Não importa se a janela basculante é alta ou se fica dentro do box que "vive fechado", o risco existe e é absolutamente desnecessário, seja responsável! Pense que qualquer saída para o ambiente externo precisa estar protegida, não importa onde fique. Não os deixe somente fechados, coloque telas. Uma faxineira ou uma visita desavisada podem ser suficientes para o basculante ou o ambiente em que ele fica serem abertos e esquecidos, deixando seu gatinho exposto, já que a curiosidade do gato não tem limites e sim, uma pequena brecha é suficiente para eles saírem. Poucos segundos são necessários para um acidente. Sim, gatos são "ninjas", arrumam forma inimagináveis de irem procurar novidade onde não devem, se penduram, são insistentes, curiosos, espertos.
Seu gato rói as telas de proteção? Você não pode instalar grades? Telas de PVC galvanizado são a alternativa mais segura. Têm o mesmo formato que a tela de nylon e olhando de fora nem nota-se a diferença entre ambas. No RJ a empresa que indico para instalar este tipo de tela chama-se "Cerca Tudo". Ela vem nas cores verde ou azul e acredite, você logo se acostuma com a nova tela. O que importa é que seu gatinho estará seguro.
Gatos são animais curiosos, irrequietos, alguns são alérgicos.
- Evite deixar líquidos e alimentos quentes ao alcance do gato.
- Quando estiver cozinhando mantenha o gato fora da cozinha. Mesmo após desligar o fogão, cuidado com a superfície que ficou quente: pode queimar a patinha ou o focinho de seu felino. Gatos mais peludos podem facilmente “pegar fogo”, ao pularem sobre o fogão quando estiver aceso.
- Não utilize produtos em spray (perfumes, desodorantes, etc.) perto do gato – podem causar alergias respiratórias no bichinho. Usar inseticida à base do ácido crisantêmico (olhar a embalagem). Nunca aplicar perto do lugar onde ele costuma comer, andar e deitar;
- Cuidado com desinfetantes e ceras – podem intoxicar o bichinho. Use água sanitária diluída em água;
- Jamais medicar o gato sem consultar o veterinário (obs.: muitos remédios humanos são tóxicos para eles)
- Enforcamento – coleiras para gato são diferentes das dos cães, pois possuem uma parte elástica. Mas, mesmo assim, ao sair de perto de seu gato ou se ausentar, retire a coleira dele – ele pode pular, ficar preso e se enforcar;
- Use protetores de tomadas, e evite que o bichano tome choques, que podem ser fatais;
- Deixe máquina de lavar e outros aparelhos fechados ou tampados;
- Gatos gostam de entrar em gavetas, armários, etc. Se ficar trancado, o animal pode sufocar-se. Cuidado também com geladeiras, freezers e armários com produtos de limpeza;
- Portas internas devem ter apoiadores, pois podem bater, com risco de esmagar a cauda e/ou patinhas;
- Mantenha linhas, barbantes, fios de lã e fio dental longe do alcance dos gatos. Se engolidos podem afetar o intestino e o bichano necessitar de uma cirurgia de emergência. Caso observe que um gato seu engoliu um fio dental, uma linha, barbante...ou um novelo de lã (os novelos com fio e a bola de lã são ainda mais perigosos pois têm efeito de "ancora" no organismo e vão amarrando os órgãos), corra IMEDIATAMENTE para uma clínica de emergência. O fio, com a bola de lá na ponta ou não, ou seja, qualquer pedaço de linha, fio dental, barbante, pode se fixar no caminho e causar uma obstrução no trato gastronintestinal. O corpo estranho pode ficar preso desde a língua até a parte final do intestino e em qualquer uma dessas partes isso pode ser fatal. Um ultrassom deve ser feito para avaliar a presença do corpo estranho linear. Se você não o viu engolindo nada e se sentir que seu gatinho começou a vomitar de uma hora para outra, ou ficou apático, ou inquieto, enfim, com qualquer sinal de que não está bem, leve também ao vet. Aliás em qualquer ocasião de comportamento estranho o vet deve ser consultado imediatamente. Evite pedir ajuda pela internet em qualquer suspeita de que seu gato não está bem. O melhor local para ir é sempre o veterinário.
- Mantenha alfinetes e agulhas longe do alcance dos gatos – eles podem engolir e ser fatal.
- Não permita que seu gato fique no banheiro enquanto você toma banho – isso pode favorecer o aparecimento de fungos, pois ele ficará úmido com o vapor.
- Cuidado com agulhas, facas, tesouras e pequenos objetos. Mantenha-os sempre longe do alcance do gato;
- Mantenha os produtos de limpeza longe do alcance dos animais, assim como das crianças;
- Não deixe que o gato pise em assoalho molhado com produtos químicos;
- Não borrife nenhum produto em aerossol na presença do cão ou próximo ao seu comedouro e bebedouro;
Nenhum comentário:
Postar um comentário