segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Curiosidades sobre nosso corpo


Pra que serve a cera no ouvido?

Ter cera no ouvido nem sempre é sinal de falta de higiene. A cera, ou cerúmen, é produzida por glândulas e serve para proteger a região de poeira e de micro-organismos que podem causar infecções. Por isso, não se deve retirar toda a cera que existe dentro do ouvido. Limpe apenas a que fica pelo lado de fora.

Como a gente baba?

Uma pessoa produz até 2 litros de saliva por dia (umas 6 xícaras de baba… Eca!). A saliva é produzida por glândulas da boca e mantém a região úmida, combatendo vírus e bactérias, além de ajudar na hora de engolirmos os alimentos. A produção de saliva também aumenta quando pensamos ou sentimos o cheiro de uma comidinha gostosa. Algo que dê água na boca!

Por que espirramos?

O espirro é uma forma de defesa. Ele serve para eliminar do corpo bactérias, vírus e sujeiras que irritam o interior do nariz ou os pulmões, empurrando com toda a força um jato de ar – pelo nariz e também pela boca. Ao fazer isso, tudo o que está no caminho é expulso (inclusive meleca). Um espirro pode chegar a 150 quilômetros por hora. Que ventania!

O chulé é formado de quê?

Quando você usa tênis por muito tempo, os pés transpiram. Aí, bactérias e fungos que se alimentam de suor e de restos da pele fazem a festa, liberando substâncias fedidas. O cheiro fica abafado e, ao tirarmos o calçado, sai aquele fedor horrível!


Pra que serve o sangue?

O sangue é responsável pelo transporte de substâncias (nutrientes, oxigênio e gás carbônico) e pela defesa do organismo. Um adulto tem uns 200 mil quilômetros de veias,artérias e vasos, por onde passam cerca de 5 litros de sangue. Ele dá uma volta completa pelo corpo a cada minuto.

O estômago aumenta

Quando vazio, o estômago tem um volume de 50 mililitros. Porém, ele pode aumentar a capacidade em 80 vezes se você comer sem parar. Isso equivale a 3 ou 4 litros de comida!

Pra que servem os pelos das sobrancelhas?

Por dia, surgem uns dez fios novos nas suas sobrancelhas. Eles servem para que sujeiras e gotas de suor não caiam dentro dos olhos.

Como funciona o soluço?

De repente, o corpo sacode e as cordas vocais produzem um ruído. Lá vem o soluço! Ele geralmente ocorre se comemos ou bebemos depressa. Então, o estômago incha, pressiona o nervo frênico (que fica na coluna vertebral) e altera o funcionamento do diafragma (responsável pela entrada e saída de ar). O soluço passa em alguns minutos. Mas o livro dos recordes registrou um que durou 57 anos!

Cabelos são quase indestrutíveis!

Nós temos cerca de 100 mil fios de cabelo e cada fio cresce uns 20 centímetros por ano. E, acredite, o cabelo é quase indestrutível! Múmias de milhares de anos foram encontradas ainda com cabelos. Os fios só temem o fogo, capaz de destruí-los em segundos!

Curiosidades sobre gatos

Em primeiro lugar, o gato gosta de receber atenção do dono. A crença de que o gato se apega à casa e não ao seu dono é totalmente "furada". Enquanto seu gatinho dorme o dia todo (provavelmente nas horas em que você está fora, trabalhando), no momento em que você chega, ele quer sua atenção, sua companhia e seu carinho. Então além da crença de que ele sabe o momento em que você irá acordar, ele também pode estar te acordando porque quer que você gaste um tempinho com ele, brinque, ofereça comida, etc, como uma forma de mostrar que se preocupa com seu gatinho. Planeje gastar um tempinho com ele quando você chega, ou um pouco antes de ir dormir. Brinque, ofereça comida, faça ele gastar energia e mostre que gosta de estar perto dele. O fato de ele gastar energia e se alimentar à noite com você pode diminuir a vontade que ele tem de te acordar e pedir companhia/comidinha. Mas pode ser que ele te acorde mesmo assim. Jamais brigue com seu gatinho por isso - gatos não associam as punições que recebem, como os cachorros fazem. Ele se tornará um animal medroso e não irá agir como você deseja. O ideal é que você atenda os pedidos dele e até se antecipe a eles - como no caso de gastar uns minutos de sua noite, em um horário estabelecido por você - até que ele se acostume com isso.
Cuidados essenciais dentro de casa

Suas janelas são teladas?

As janelas são sempre um perigo para gatos de apartamento. Eles adoram ficar vendo o movimento da rua e se distraem facilmente com pássaros e borboletas voando. Também gostam de dormir tomando seu solzinho e aproveitando o ar fresco que vem de fora. Em ambas as situações, podem perder o equilíbrio e cair. Isso dá aos gatos a fama de "suicidas", dada por pessoas que desconhecem o instinto do animal. O instinto de caça dos felinos, aliado ao seu desconhecimento de que sua casa está "acima do nível da rua", levam muitos destes acidentes a serem fatais.  É importante lembrar que quando o gato está de olho do lado de fora, é porque já está com vontade de ir atrás. Sua curiosidade é tamanha que neste momento não existe segundo, terceiro, ou vigésimo andar - ele simplesmente lembra que o movimento está perto dele, praticamente no "quintal" de casa - e por isso é fácil ir atrás. Por isso é errôneo o julgamento de que ele assume riscos ao "pular", como se fosse algo consciente. Uma queda até o 3° andar trará fraturas para o gato. Mais acima é fatal. Por isso, é extremamente necessário que as pessoas telem todas as janelas de seu apartamento. O procedimento é rápido e não é caro!

Obs.: Telas de proteção sofrem desgaste natural com o tempo. Troque TODAS as telas a cada 5 anos. Se morar perto do mar avalie o material de tempos em tempos. O desgaste do nylon tira sua função de proteger sua casa de acidentes.

Ah! E não esqueça: basculantes de qualquer tamanho, qualquer altura e qualquer tipo precisam SIM ser telados. Não importa se a janela basculante é alta ou se fica dentro do box que "vive fechado", o risco existe e é absolutamente desnecessário, seja responsável! Pense que qualquer saída para o ambiente externo precisa estar protegida, não importa onde fique. Não os deixe somente fechados, coloque telas. Uma faxineira ou uma visita desavisada podem ser suficientes para o basculante ou o ambiente em que ele fica serem abertos e esquecidos, deixando seu gatinho exposto, já que a curiosidade do gato não tem limites e sim, uma pequena brecha é suficiente para eles saírem. Poucos segundos são necessários para um acidente. Sim, gatos são "ninjas", arrumam forma inimagináveis de irem procurar novidade onde não devem, se penduram, são insistentes, curiosos, espertos.

Seu gato rói as telas de proteção? Você não pode instalar grades? Telas de PVC galvanizado são a alternativa mais segura. Têm o mesmo formato que a tela de nylon e olhando de fora nem nota-se a diferença entre ambas. No RJ a empresa que indico para instalar este tipo de tela chama-se "Cerca Tudo". Ela vem nas cores verde ou azul e acredite, você logo se acostuma com a nova tela. O que importa é que seu gatinho estará seguro.


Gatos são animais curiosos, irrequietos, alguns são alérgicos.

- Evite deixar líquidos e alimentos quentes ao alcance do gato.
- Quando estiver cozinhando mantenha o gato fora da cozinha. Mesmo após desligar o fogão, cuidado com a superfície que ficou quente: pode queimar a patinha ou o focinho de seu felino. Gatos mais peludos podem facilmente “pegar fogo”, ao pularem sobre o fogão quando estiver aceso.
- Não utilize produtos em spray (perfumes, desodorantes, etc.) perto do gato – podem causar alergias respiratórias no bichinho. Usar inseticida à base do ácido crisantêmico (olhar a embalagem). Nunca aplicar perto do lugar onde ele costuma comer, andar e deitar;
- Cuidado com desinfetantes e ceras – podem intoxicar o bichinho. Use água sanitária diluída em água;
- Jamais medicar o gato sem consultar o veterinário (obs.: muitos remédios humanos são tóxicos para eles)
- Enforcamento – coleiras para gato são diferentes das dos cães, pois possuem uma parte elástica. Mas, mesmo assim, ao sair de perto de seu gato ou se ausentar, retire a coleira dele – ele pode pular, ficar preso e se enforcar;
- Use protetores de tomadas, e evite que o bichano tome choques, que podem ser fatais;
- Deixe máquina de lavar e outros aparelhos fechados ou tampados;
- Gatos gostam de entrar em gavetas, armários, etc. Se ficar trancado, o animal pode sufocar-se. Cuidado também com geladeiras, freezers e armários com produtos de limpeza;
- Portas internas devem ter apoiadores, pois podem bater, com risco de esmagar a cauda e/ou patinhas;
- Mantenha linhas, barbantes, fios de lã e fio dental longe do alcance dos gatos. Se engolidos podem afetar o intestino e o bichano necessitar de uma cirurgia de emergência. Caso observe que um gato seu engoliu um fio dental, uma linha, barbante...ou um novelo de lã (os novelos com fio e a bola de lã são ainda mais perigosos pois têm efeito de "ancora" no organismo e vão amarrando os órgãos), corra IMEDIATAMENTE para uma clínica de emergência. O fio, com a bola de lá na ponta ou não, ou seja, qualquer pedaço de linha, fio dental, barbante, pode se fixar no caminho e causar uma obstrução no trato gastronintestinal. O corpo estranho pode ficar preso desde a língua até a parte final do intestino e em qualquer uma dessas partes isso pode ser fatal. Um ultrassom deve ser feito para avaliar a presença do corpo estranho linear. Se você não o viu engolindo nada e se sentir que seu gatinho começou a vomitar de uma hora para outra, ou ficou apático, ou inquieto, enfim, com qualquer sinal de que não está bem, leve também ao vet. Aliás em qualquer ocasião de comportamento estranho o vet deve ser consultado imediatamente. Evite pedir ajuda pela internet em qualquer suspeita de que seu gato não está bem. O melhor local para ir é sempre o veterinário. 
- Mantenha alfinetes e agulhas longe do alcance dos gatos – eles podem engolir e ser fatal.
- Não permita que seu gato fique no banheiro enquanto você toma banho – isso pode favorecer o aparecimento de fungos, pois ele ficará úmido com o vapor.
- Cuidado com agulhas, facas, tesouras e pequenos objetos. Mantenha-os sempre longe do alcance do gato;
- Mantenha os produtos de limpeza longe do alcance dos animais, assim como das crianças;
- Não deixe que o gato pise em assoalho molhado com produtos químicos;
- Não borrife nenhum produto em aerossol na presença do cão ou próximo ao seu comedouro e bebedouro;

Álcool na adolescência pode prejudicar funções cerebrais para sempre

Pesquisas mostram que o álcool é a bebida de maior consumo na adolescência, sendo consumida cada vez mais cedo

É crescente a preocupação das autoridades de saúde com o hábito entre adolescentes, cada vez mais precoce e mais frequente, da ingestão de bebidas alcoólicas, principalmente por ser esta situação admitida, tanto entre os jovens e também entre grande parte dos adultos, como algo comum e próprio da idade. Os danos causados pelo uso de álcool ao adolescente são diferentes daqueles causados nos adultos, seja por questões existenciais desta etapa da vida, seja por questões relacionadas ao amadurecimento do cérebro. O consumo de álcool pode trazer prejuízos para a memória, dificultar a aprendizagem e o controle de impulsos. Os profissionais que trabalham com adolescentes devem ter um preparo para avaliar corretamente o possível uso abusivo ou a dependência, conhecendo bem as características singulares dos adolescentes para que possam adaptar os instrumentos disponíveis para diagnóstico, uma vez que foram desenvolvidos para adultos.

Os efeitos da intoxicação alcoólica aguda sobre o sensório, motricidade e juízo crítico são bem conhecidos e levam muitas vezes o adolescente a ter atitudes que não teria em condições normais. Além disso, um conjunto consistente de evidências científicas tem exposto os potenciais efeitos nocivos à saúde da intoxicação alcoólica aguda. 

Foi divulgada mais uma pesquisa que aborda esta questão. Foi publicado na revista científica Alcoholism: Clinical & Experimental Research, um trabalho que demonstra os mecanismos celulares que são afetados pela exposição ao álcool de um cérebro adolescente, que ainda não está completamente desenvolvido e maduro. O estudo utilizou um modelo em ratos, que simula o abuso intermitente de álcool na adolescência, para determinar se a exposição ao álcool na adolescência pode levar a alterações de longo prazo na estrutura e função de circuitos neurais dos animais quando adultos. Esta hipótese foi formulada baseada no conhecimento de que a adolescência é um período crítico para o desenvolvimento e amadurecimento dos mecanismos cerebrais que controlam a cognição, as emoções e o comportamento social. Uma função cerebral normal no indivíduo adulto - principalmente no que tange à capacidade de planejamento, modulações inibitórias e memória - depende de uma série de fatores funcionais e estruturais no período da adolescência. 
Os resultados revelaram que os ratos adultos que receberam álcool na adolescência apresentavam problemas de memória e cognição. Os cérebros desses ratos foram analisados por uma série de técnicas que permitem avaliar o desenvolvimento e amadurecimento dos circuitos neurais. Isto foi feito particularmente em uma região cerebral chamada de hipocampo, que é responsável pelo aprendizado e memória. Esta análise expôs alterações tanto funcionais quanto estruturais no hipocampo, o que explica os déficits comportamentais apresentados pelos animais.
Baseados nestes resultados os pesquisadores sugerem que o álcool na adolescência pode produzir uma ruptura na maturação normal dos neurônios, o que levaria a alterações permanentes de estrutura e função cerebrais. Os cientistas alertam também que, apesar de, por lei, a adolescência ir até os 18 anos, o cérebro completa o seu desenvolvimento por volta dos 20 anos de idade. 

Por estas razões, adiar ao máximo a exposição dos jovens ao álcool é uma medida preventiva com impacto altamente positivo na saúde da população adulta.

Por que razão o teclado não está por ordem alfabética?


É provável que já consiga escrever sem olhar para o teclado, mas também é provável que em algum momento se questionou sobre a razão das teclas não estarem por ordem alfabética.


Porque o teclado não está ordenado alfabeticamente?

Na verdade, a disposição não é aleatória e a razão é simples e segue uma lógica: a disposição das teclas obedece ao padrão da máquina de escrever, concebida pelo americano Christopher Scholes, em 1868, e criador do teclado QWERTY. Este nome foi adotado devido à disposição das primeiras seis teclas. Scholes estudou as combinações de letras mais utilizadas na língua inglesa e considerou que a melhor opção era distanciar as teclas mais utilizadas, umas das outras, de forma a evitar que hastes da máquina de escrever, ao subirem, com pouco tempo de intervalo umas das outras, ficassem presas. Assim sendo, concluiu que seria muito mais prático e rápido se agrupasse as letras, tendo por base o critério de maior utilização na Língua Inglesa.
Desde então, este padrão espalhou-se por todo o mundo, sendo hoje adoptado pela grande maioria dos teclados de computadores.

Como tudo começou…

Apesar de as teclas não estarem dispostas por ordem alfabética, a verdade é que houve uma tentativa por parte do criador em ordena-las desse modo. No entanto, essa disposição criava alguns problemas à digitação. Tendo em conta que muitas das palavras inglesas têm muitos “th” e “st”, o que obrigava à sua frequente digitação, logo estas letras estando juntas fazia com que dificultasse a escrita. Por essa razão, houve necessidade de colocar estas teclas em locais mais distantes para evitar a colisão.
Este afastamento, para além de ter ajudado a tornar a digitação mais rápida, permitiu também que houvesse um maior incentivo para os textos passarem a ser escritos a duas mãos.

Controvérsias

Depois de muitos anos de estudo, o americano August Dvorak criou um novo teclado, que prometida uma escrita mais rápida e eficiente para língua inglesa. O criador garantia que era possível digitar 3.000 palavras na linha principal contra 50 do teclado QWERTY. Para provar esta descoberta, chegou a realizar competições para descobrir qual dos teclados era mais adequado à língua inglesa, no entanto, como as pessoas já estavam habituadas ao padrão QWERTY, o modelo proposto por Dvorak acabou por nunca ter criado impacto.

Curiosidades sobre o teclado QWERTY

 O teclado QWERTY não é adoptado em todos os países. Em alguns locais é preferencialmente usado o teclado AZERTY (França e Bélgica), QWERTZ (Alemanha) ou QZERTY (Itália) assim como os símbolos, diacríticos e caracteres acentuados também ocupam uma posição diferentes em teclados internacionais do QWERTY;
A palavra “typewriter” (máquina de escrever, em inglês) pode ser escrita recorrendo apenas às teclas da primeira linha do teclado;
As letras mais usadas estão na linha do meio, o que confere uma maior rapidez na digitação;
As letras menos utilizadas estão na linha inferior, sendo o seu alcance mais difícil;
A mão direita abrange a maior parte do teclado, já que grande parte da população é destra.

Gostaria de ter um pé menor, veja como os chineses fazem


O pé-de-lótus ou pé-de-ligação,  foi um antigo costume chinês em que os pés de meninas jovens eram reduzidos de tamanho para que estes se mantivessem com no máximo 10 cm de comprimento. Os pés das meninas jovens eram rigorosamente acoplados em pequenos sapatos a fim de restringir ao máximo o crescimento. O objetivo era ter o menor pé possível, o que no passado significava sensualidade e quanto menor o pé, mais homens se interessariam por elas.
Este costume teve origem na China Imperial dos séculos X-XI e era uma prática entre as mulheres mais ricas e desejadas da época. Embora os pés-de-lótus fossem um símbolo de status e alta posição social, o costume se espalhou por toda cultura. Com a chegada do século XII, até as mulheres de famílias mais pobres passaram a praticar. A prática se tornou indispensável para que uma mulher encontrassem um marido, então, a maioria das famílias exigia as mulheres escolhidas para se casarem com seus filhos tivessem pés ligados. Quem não conseguisse ter um pé ligado conforme a tradição ficaria solteira para o resto da vida.
O procedimento parecia mais um tortura. Por volta dos três anos de idade, os dedos do pés das meninas eram fraturados e os pés firmemente amarrados com tiras de linho para impedir seu crescimento e cicatrizar as fraturas naquela posição. Um pé-de-lótus ideal media não mais que 8 centímetros e para alcançar o objetivo, os dedos quebrados era dobrados em direção a sola do pé que tomava um formato côncavo.
Não é preciso dizer que as consequências físicas eram inúmeras. As mulheres tinham muita dificuldade de caminhar e não podiam ficar de cócoras. As quedas eram muito comuns e as mulheres permaneciam sentadas a maior parte do tempo. Para se levantar da posição sentada, precisavam da ajuda dos seus maridos (e acredite: isso é considerado “chiquérrimo”!). Viverem assim por toda vida deformava os ossos do quadril e da coluna, aumentando também os riscos de fraturas do fêmur.
No século XX os pés-de-lótus foram proibidos pelo governo chinês, mas a prática continuou em segredo ainda por muitos anos. Hoje, a prática foi completamente abolida da cultura, no entanto, ainda é possível encontrar senhoras idosas que exibem orgulhosas seus pés ligados!

Veja como os daltônicos enxergam


O que é Daltonismo?

Daltonismo é o termo usado para denominar a falta de sensibilidade de percepção de determinadas cores. As pessoas daltônicas podem ver cores, mas não conseguem fazer a distinção entre alguns pares de cores complementares.
O daltonismo é também conhecido como discromatopsia ou discromopsia e é uma perturbação normalmente genética.
A deficiência visual das cores vermelho/verde é de longe a forma mais comum de daltonismo, cerca de 99% dos daltônicos têm dificuldades de distinguir essas cores.
A deficiência de visão das cores Azul / Amarelo também existe, mas é bem mais rara.
Outra forma rara de daltonismo é a chamada dicromacia unilateral, que afeta pessoas que têm um olho normal e um olho daltônico.

Como enxergam os daltônicos?

Com a percepção alterada de algumas cores. Principalmente do verde, vermelho e azul - e das cores derivadas deles. Isso porque a discromatopsia, também conhecida como daltonismo, afeta células localizadas na nossa retina, chamadas de cones, que são as responsáveis por percebermos cada uma dessas cores. O daltonismo é uma anomalia recessiva do cromossomo X. Não existe tratamento ou cura, porém é possível encontrar lentes e óculos que ajudam a minimizar o problema.

Site que converte
Quer simular como você enxergaria se tivesse daltonismo? No site bit.ly/testedalton, é possível escolher uma imagem, selecionar um tipo da doença e simular!
Na visão normal, os pigmentos verde, vermelho e azul são bem definidos
Cada um com sua cor
Tipos de daltonismo afetam diferentes tons
cubo-magico-2
Tipo - Protanopia
É quando há diminuição ou ausência total do pigmento vermelho. No lugar dele, o daltônico pode enxergar tons de marrom, verde ou cinza. Varia de acordo com a quantidade de pigmentos que o objeto possui. O verde tende a parecer semelhante ao vermelho. É como se a visão do vermelho e suas misturas fossem enxergadas como sépia


Tipo - Deuteranopia
Um daltônico com deuteranopia não vê a cor verde! Mas o resultado final é semelhante ao da protanopia, ou seja, os tons vistos são puxados para o marrom. Assim, quando ele observa uma árvore, enxerga tudo em apenas uma cor, com uma pequena diferença de tonalidade entre tronco e folhas.
Alguns daltônicos têm problemas com dois cones e percebem apenas uma cor. O vermelho e o verde são as mais comuns.


Tipo - Tritanopia
A espécie mais rara de daltonismo interfere na visão das cores azul e amarelo. Não se perde a visão total do azul, mas as tonalidades enxergadas são diferentes. O amarelo vira um rosa-claro. Já o laranja não existe

Veja abaixo 10 placas do Teste de Ishihara e tenha uma idéia da possibilidadade de você ter ou não daltonismo.
Placa de controle, qualquer pessoa deve ver um número 12, mesmo as com daltonismo total.
IshiharaPlaca1
Quem tem visão normal enxerga um número 8 – Quem tem deficiência verde/vermelho enxerga um número 3 – Quem tem daltonismo total não vê número algum.
IshiharaPlaca2
Quem tem visão normal enxerga um número 29 – Quem tem deficiência verde/vermelho enxerga um número 70 – Quem tem daltonismo total não vê número algum
IshiharaPlaca3
Quem tem visão normal enxerga um número 5 – Quem tem deficiência verde/vermelho enxerga um número 2 – Quem tem daltonismo total não vê número algum
IshiharaPlaca4
Quem tem visão normal enxerga um número 3 – Quem tem deficiência verde/vermelho enxerga um número 5 – Quem tem daltonismo total não vê número algum
IshiharaPlaca5
Quem tem visão normal enxerga um número 15 – Quem tem deficiência verde/vermelho enxerga um número 17 – Quem tem daltonismo total não vê número algum
IshiharaPlaca6
Quem tem visão normal enxerga um número 74 – Quem tem deficiência verde/vermelho enxerga um número 21 – Quem tem daltonismo total não vê número algum
IshiharaPlaca7
Quem tem visão normal enxerga um número 6 – Quem é daltônico provavelmente não conseguirá identificar esse número
IshiharaPlaca8
Quem tem visão normal enxerga um número 45 – Quem é daltônico provavelmente não conseguirá identificar esse número
IshiharaPlaca9
Quem tem visão normal enxerga um número 5 – Quem é daltônico provavelmente não conseguirá identificar esse número
IshiharaPlaca10

Anticoncepcional masculino deve chegar ao mercado em 2017

Até hoje só existem pilulas anticoncepcionais femininas, mas isso está prestes a mudar. Cientistas afirmam que um anticoncepcional masculino chegará ao mercado em breve.

A Fundação Parsemus, dos Estados Unidos, deve lançar um método contraceptivo para ser utilizado por homens até 2017. O produto está em fase de testes. Segundo os cientistas, o remédio não tem contraindicações e não modifica a produção de hormônios masculinos.

Para evitar a gravidez, entre outros métodos, as mulheres podem escolher entre o anticoncepcional em pílula, injeção e até adesivo, que é fixado na pele.
Mas até agora nenhumas dessas opções está disponível para o homem. Mas, de acordo com cientistas, em 2017 as coisas podem mudar. Isso será possível graças a Fundação Parsemus, dos Estados Unidos, uma organização norte-americana sem fins lucrativos voltada ao desenvolvimento de medicamentos com baixo custo.

Nada de pílulas


Ao contrário dos produto mais comuns oferecidos às mulheres, o mecanismo desenvolvido pela empresa para o anticoncepcional masculino consiste na aplicação de um gel, chamado Vasalgel, nos vasos deferentes, que ficam nos testículos.
O gel bloqueia a passagem dos espermatozoides, da mesma forma como aconteceria se o homem fizesse uma vasectomia. A diferença é que a situação pode ser revertida com a aplicação de uma injeção de bicarbonato de sódio no local.
O medicamento é de aplicação única e pode funcionar por até por dez anos. O custo estimado dele para a comercialização é menor do que 400 dólares, cerca de 1.500 reais.
Até o momento, os testes mostraram que o produto é eficaz em animais, mas as experiências em seres humanos ainda não foram realizadas.
“O Vasalgel é uma ação prolongada, contraceptivo não hormonal semelhante à vasectomia, mas com uma vantagem significativa: é provável que seja mais reversível”, afirmou a Parsemus em nota.
Segundo Elaine Lissner, diretora da ONG, a expectativa do produto é reduzir substancialmente o número de gestações não programadas. “Homens possuem, hoje, basicamente as mesmas opções anticoncepcionais que tinham há cem anos. Ou usam camisinha, ou fazem vasectomia, que é permanente. O Vasalgel trata-se de uma nova opção, reversível e acessível”, afirmou.

Conheça os 10 aplicativos mais baixados de todos os tempos

Como você vai notar, aplicativos gratuitos são significativamente mais populares do que os pagos, porque obviamente, eles não custam nada.

Conheça a seguir quais são os aplicativos mais baixados de todos os tempos.


Navegador Chrome

31
Ele ocupa o topo do rank e é o navegador mais baixado em dispositivos android. Atualmente, o Chrome é o navegador mais utilizado no mundo, com 49,18% dos usuários de Desktop, contra 22,62% do Internet Explorer e 19,25% do Mozilla Firefox, segundo a StatCounter.

Facebook

32
A rede social lançada em 4 de fevereiro de 2004 tem o segundo aplicativo mais baixado do mundo. Em média 316.455 pessoas se cadastram, por dia, no Facebook, desde sua criação em 4 de fevereiro de 2004. O aplicativo já foi baixado mais de 1 bilhão de vezes.

Gmail

33
É o serviço de email mais utilizado no mundo. O Gmail oferecia, em seu início, 1GB de espaço de armazenamento. O Yahoo! Mail e MSN Hotmail, que ofereciam 6MB e 2MB, respectivamente, tiveram de rever a questão de espaço disponível para continuarem tendo condições de concorrer comercialmente. Atualmente o serviço oferece mais de 10 GB de espaço de armazenamento.

Google Search

34
É um serviço da empresa Google onde é possível fazer pesquisas na internet sobre qualquer tipo de assunto ou conteúdo. É atualmente o serviço de busca mais usado e também o primeiro serviço lançado pela Google Inc.

YouTube

35
O aplicativo permite que seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital. Foi fundado em fevereiro de 2005 por três pioneiros do PayPal, um famoso site da internet ligado a gerenciamento de transferência de fundos.

WhatsApp Messenger

36
É um aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones. Além de mensagens de texto, os usuários podem enviar imagens, vídeos, mensagens de áudio de mídia e na nova atualização, podem ligar para qualquer contato de sua agenda que possua WhatsApp .

Twitter

37
O aplicativo permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como “tweets”), por meio do website do serviço, por SMS e por softwares específicos de gerenciamento.

Skype

38
O aplicativo permite comunicação pela Internet através de conexões de voz e vídeo. O Skype foi lançado no ano de 2003. Em 2005 foi vendido para a empresa eBay e pertence, desde maio de 2011, à Microsoft.  O Skype está disponível em 27 idiomas e é usado em quase todos os países.

Angry Birds Free

39
É uma série de jogos desenvolvidos pela finlandesa Rovio Entertainment. Inspirado no inicio por esboços de pássaros desenhados sem asas, o primeiro jogo foi lançado para Apple iOS em Dezembro de 2009. Angry Birds foi muito elogiado pela combinação viciante da jogabilidade, estilo cómico e preço baixo. A sua popularidade fez com que fossem criadas versões de Angry Birds para computadores e consoles.

Google Street View

40
O aplicativo disponibiliza vistas panorâmicas de 360° na horizontal e 290° na vertical e permite que os usuários (utilizadores) vejam partes de algumas regiões do mundo ao nível do chão /solo. Quando foi lançado em 25 de maio de 2007, apenas 5 cidades americanas haviam sido incluídas. Desde então já se expandiu para milhares de localizações em alguns países como Estados Unidos, França, Austrália, Japão, Portugal e Brasi

Origem dos olhos azuis


Segundo um estudo realizado por pesquisadores, revelou que os olhos azuis apareceram graças a um único indivíduo que nasceu em algum local da região do Mar Negro entre 7 e 10 mil anos atrás com uma mutação genética.
O pesquisador que liderou o estudo, afirma que houve um acidente genético e que essa mutação afetou o gene OCA2, presente no genoma humano e um dos responsáveis pela produção de melanina.
Para chegar a esse resultado, pesquisadores viajaram por diversas partes do mundo, simplesmente, para estudar o DNA mitocondrial de indivíduos com olhos azuis. Eles deram especial atenção à mutação genética associada com a redução na produção de melanina.
Houve 800 voluntários que participaram do mapeamento genético, e desse apenas um não apresentava exatamente as mesmas alterações associadas com a mutação responsável pela produção de olhos azuis. Mas, curiosamente, essa pessoa tinha olhos azuis com uma única manchinha castanha.
Segundo disseram, a partir do levantamento realizado, eles concluíram que todas as pessoas de olhos azuis descendem de um mesmo ancestral comum, de quem herdaram precisamente a mesma mutação genética. E quando os primeiros humanos começaram a migrar para a Europa há milênios, eles carregaram essa característica em seus genomas e isso talvez explique a maior concentração de pessoas com olhos azuis nesse continente.

Alguns alimentos que podem matar seu caõzinho

Quem tem um cachorro sabe que é muito difícil de resistir àquele olhar, clemente por um pedacinho de qualquer coisa que estamos comendo. Ficamos comovidos e acabamos oferecendo aos nossos pets os mais variados alimentos, cedendo aos caprichos dos bichanos. No entanto, não pense que essa atitude é inofensiva. Na verdade, certos alimentos podem fazer mal aos bichinhos, chegando a causar-lhes doenças. Conheça quais são alguns alimentos que não devemos dar aos cães:

Chocolate: O chocolate para os cães pode ser fatal. Isso porque o chocolate contém teobromina, substância parecida com a cafeína. Até pequenas quantidades de chocolate podem provocar nos cães vômito, diarreia, sede excessiva, além de tremores, convulsões, alteração nos batimentos cardíacos, alergias e intoxicação.

Ossos: Os ossos são, muitas vezes, os responsáveis por lesões nos dentes e boca dos cães. Pode levar até a problemas estomacais, se pedacinhos do osso ficarem colados na parede no estômago do bicho, ou então provocar hemorragia, caso o animal engula um pedaço pontiagudo. A melhor opção são as versões industrializadas dos ossos, que não apresentam esse tipo de risco.

Frutas com semente: Algumas frutas fazem bem à saúde dos animais, mas suas sementes não. O perigo consiste na inflamação que os caroços das frutas podem causar no intestino delgado dos cães. Outro problema é que as sementes em algumas situações causam obstruções, hemorragias e até envenenamento. Busque sempre retirar a semente das frutas antes de oferecer ao seu cão.

Doces e açúcares: Alguns especialista afirmam que o açúcar é a nova droga da modernidade, causando diversos danos à saúde. Eis pois que com os cães não seria diferente. Na realidade, pode ser até pior. Os doces possuem o xilitol, substância responsável pelo aumento da insulina que circula no corpo do cachorro, podendo levá-lo à insuficiência hepática. Com a ingestão de açúcar, seu cachorro pode ter vômitos, letargia e perda de coordenação e convulsões.

Abacate: O abacate é considerado um dos alimentos mais perigosos para cães. O grande vilão do abacate é a substância Persin, que é altamente tóxica e letal para cães. Evite qualquer tipo de contato desse alimento com seus cachorrinhos.

Cebola e Alho: Tanto acebola quanto o alho causam a destruição de células vermelhas no sangue dos cães, levando-os à anemia. Além disso, em grandes quantidades, o alho e a cebola provocam intoxicação, fazendo os cachorros apresentarem sintomas como fraqueza, vômitos, apatia, falta de apetite e de ar.

Pior substância do mundo, conheça.

O que não falta por aí é história de gente que se afundou completamente nas drogas, e as consequências terríveis que elas enfrentaram, geralmente acompanhadas de imagens e registros bem detalhados. Mas e a pior delas, qual será? Cocaína? Metanfetamina? Crack? Que nada. A pior droga que esse planeta já viu é algo que não é nem tão comentado por aí. Mas que você vai conhecer em breve.
Falamos da Desomorfina, conhecida pelas ruas pelo nome “krokodil”, cujos efeitos colaterais são mais devastadores do que os da heroína. A pele do usuário fica escamosa, e começa a apodrecer, além de fazer com que a pessoa fique com um cheiro forte de cadáver.

Essa droga absurdamente forte queima o corpo de dentro pra fora, afeta fortemente o cérebro, causa gangrena, e ninguém até hoje sobreviveu mais de 2 anos após utilizá-la. Aliás, muitas dessas pessoas morreram logo após tomarem sua primeira dose. Os que não morrem de cara, ficam parecendo zumbis.


A carne caindo dos ossos, apodrecendo…. O ingrediente principal do Krokodil é a codeína, um analgésico extremamente popular, que não é tóxico por  só. Mas para criar o krokodil, os viciados em analgésicos misturam várias substâncias – todas as quais são de incrivelmente fácil acesso. A Desomorfina tem um efeito semelhante ao da heroína, mas muito mais forte, e é 3 vezes mais barata do que a sua “competidora”.
O ato de comer desomorfina feita em casa foi registrado pela primeira vez na Sibéria, em 2002, e acabou ficando muito popular pela Rússia e o Leste Europeu. Especialistas entraram em pânico ao se depararem com diversos casos de jovens injetando krokodil em suas veias. Um caos. Tudo bem que agora que as pessoas estão mais informadas, essa popularidade caiu. 

Vai um alerta.... 
Fique longe dessa substância aí!!!

Leia o top 10 dos trabalhos mais bizarros do mundo.


Alguns trabalhos são tão bizarros que pensamos: como alguém pode ganhar a vida fazendo isso? Aqui, vamos conhecer as profissões mais estranhas do mundo. Acredite, alguns desses trabalhos podem dar muito dinheiro.


10 trabalhos mais bizarros

1. Cheirador de axila – Existe um profissional no mercado que ganha a vida cheirando axilas. Essas pessoas são responsáveis por testar aromas de desodorantes. Os cheiradores de axila precisam assegurar a qualidade dos produtos.

2. Avaliador de móveis – Alguns profissionais ganham a vida testando móveis, como sofás, camas e cadeiras. Essas pessoas ficam sentadas por horas nesses móveis para saber se eles são confortáveis.

3. Determinador de sexo de galináceos – Nas granjas existe um profissional que se dedica a descobrir o sexo dos pintinhos. Isso é feito para os machos e as fêmeas sejam separados.

4. Ordenhador de cobras – Esse profissional se dedica a retirar o veneno de cobras para seu uso em pesquisas médicas. Os ordenhadores de cobras passam os dias extraindo o veneno de cobras.

5. Modelo de mãos ou pés – Mulheres com mãos e pés bonitos podem se tornar modelos profissionais de pés e mãos. Essas mulheres trabalham com comerciais e fotos para campanhas de cremes e outros produtos.

6. Reapropriador de aviões – Esse profissional se dedica a tomar os jatos particulares que não são pagos por seus donos. Esse piloto especializado é responsável por reapropriar aviões.

7. Masturbador de animais – Alguns profissionais se dedicam a masturbar animais para coletar o sêmen para inseminação artificial. Esse tipo de trabalho é comum com touros e cavalos de raça.

8. Recuperador de bolas de golfe – Nos campos de golfe existem lagos. Com frequência as bolinhas caem nesses lagos e um mergulhador profissional se dedica a recuperá-las. O recuperador de bolas de golfe passa os dias mergulhando para tirar as bolinhas do fundo do lagos.

9. Provador de comida de animal de estimação – As comidas de cachorros e gatos são provadas por profissionais capacitados. Eles se dedicam a garantir a qualidade e o sabor das rações e biscoitos para animais.

10. Coletor de vômito – Nos parques de diversão existe um profissional que se dedica a recolher o vômito dos visitantes.

Mitos e verdades sobre a gravidez



A gravidez é um dos momentos mais importantes na vida de toda mulher. Essa etapa é marcada por muitas transformações corporais e hormonais.
Durante a gravidez a mulher se sente mais frágil e pede mais atenção e carinho aos dos familiares. Além dos  enjoos, as futuras mamães também passam por situações de desconforto e muita insegurança.

Para entendermos melhor o período da gestação humana, vamos apresentar aqui algumas verdades e alguns mitos sobre a gravidez. 

Vamos descobrir agora o que realmente acontece com a mulher e com o bebê ao longo dos nove meses de gestação:

As grávidas podem ficar com a pele manchada por causa do sol. As manchas aparecem com mais frequência por causa do aumento da liberação de melanina na pele. Verdade

 Dizem que o formato da barriga da mulher mostra qual será o sexo do bebê. Isso é um mito e uma crendice popular. Não há comprovação científica de que barriga pontuda é sinal de menina e que barriga arredondada é menino. Mito
 
 As mulheres grávidas realmente sentem mais calor por causa da aceleração do metabolismo. As grávidas transpiram mais. Verdade

Algumas mulheres acreditam que não podem ter relações sexuais durante a gravidez. Isso é mentira. A mulher grávida só não pode transar se ela apresentar sangramento vaginal ou placenta de inserção baixa. Se a gravidez for normal, a mulher pode ter uma vida sexual ativa. Mito 

A mulher grávida deve utilizar protetor solar no rosto e na barriga diariamente. Verdade 

 Dizem que a mulher grávida que tem muita azia terá bebê cabeludo. Isso não é verdade. Essa característica é determinada pela genética, e não pela azia. Mito 

 Algumas pessoas dizem que mulher grávida precisa comer por dois. Isso não é necessariamente verdade. A gestante deve optar por comidas saudáveis e deve se alimentar de seis a sete vezes por dia. Mito 

Algumas mulheres acreditam que tomar cerveja preta melhora a produção de leite. Isso não é 
verdade. Mito


Olho tremendo, o que pode ser?

O tremor nas pálpebras dos olhos é um sintoma relativamente comum entre a população. De uma forma geral, esse tipo de estado dura pouco tempo e se manifesta em curtos intervalos. Mas também existem casos em que o problema pode persistir por vários dias.

De acordo com oftalmologistas, esse quadro pode ser causado por vários fatores. O tremor palpebral é um sintoma físico de altos níveis de estresse, fadiga, ansiedade e sono de má qualidade.

O tremor involuntário das pálpebras pode ser causado pelo uso contínuo do computador, por longos períodos de trabalho sem pausa, por situações de estresse e aumento da ansiedade, por secura nos olhos, por excesso de cafeína e bebidas estimulantes e também por problemas relacionados à função muscular das pálpebras, ao fundo do olho ou à superfície ocular. Para descobrir a causa do tremor, o ideal é consultar um médico.

Alguns estados clínicos específicos, como a carência de vitaminas e a idade avançada, também podem levar ao problema. Quando o oftalmologista identifica qualquer outro problema, a recomendação é encaminhar o paciente ao neurologista. Isso acontece, por exemplo, no caso de tremores crônicos e graves.

AIDS, é possível ser transmitida pelo mosquito da dengue?

Especulações são feitas sobre a capacidade do mosquito da dengue em transmitir a AIDS. A verdade é que isso não é possível! O vírus do HIV não é transmitido pela picada dos mosquitos, fato que acontece normalmente com outras doenças, como a dengue e a malária.

O mosquito não tem condições de transmitir o vírus da AIDS porque ele precisa estar inoculado no indivíduo. Ou seja, para que a transmissão fosse possível, o mosquito da dengue teria que apresentar o vírus em suas glândulas salivares.

Acontece que o vírus da AIDS não é capaz de se multiplicar dentro do inseto e chegar às glândulas salivares. Nesse caso, o HIV seria digerido pelas enzimas digestivas do mosquito, evitando a sua multiplicação.
Outro ponto importante é que o sangue do mosquito não entra na circulação do indivíduo. O inseto apenas suga o sangue das pessoas, mas não mistura líquidos.

Por fim, a carga viral de um mosquito seria insuficiente para causar a infecção de um ser humano.

Conheça os 10 principais mitos sobre primeiros socorros

10 mitos sobre primeiros socorros



Dizem que todas as pessoas têm um pouco de médico em si, mas nem sempre elas estão realmente preparadas para lidar com situações de emergência. Grande parte do conhecimento de primeiros socorros que temos não passa de uma série de mitos, crendices e informações sem respaldo da medicina.

Top 10

1. Água oxigenada em cortes e feridas – Muitas mães utilizavam água oxigenada nos ferimentos dos filhos, mas o produto não tem efeito contra os germes. O ideal é limpar os machucados com água e sabão.

2. Urinar sobre queimadura de água-viva – Uma técnica irrelevante. No caso de queimadura de água viva, o mais apropriado é aplicar vinagre sobre o ferimento e procurar atendimento médico.

3. Passar pasta de dente sobre queimaduras – Este procedimento está muito errado e pode gerar complicações para queimaduras mais graves. Usar este tipo de produto sobre a queimadura pode resultar numa infecção. Procure um médico!

4. Whisky para dor de dente – Algumas pessoas acreditam que tomar uma dose de whisky ajuda a aliviar a dor de dente. Isso é um mito. Na verdade, o efeito analgésico está relacionado ao gelo e não ao álcool.

5. Extrair ferrão de abelha – Os médicos não indicam que as pessoas tentem retirar o ferrão com os dedos, pois isso pode espalhar o veneno. É importante remover o ferrão com um acessório e procurar ajuda médica para evitar um choque anafilático.

6. Colocar bife cru no olho roxo – Esta técnica também não é recomendada, pois a gordura do bife pode entrar no olho e causar uma inflamação ou contaminação. Aposte na boa e velha bolsa de gelo.

7. Ataques Cardíacos – As pessoas acreditam que pacientes com ataque cardíaco devem ficar deitados, mas esta posição pode dificultar ainda mais a respiração. Ao atender uma pessoa com ataque cardíaco, coloque-a sentada, com os joelhos levemente flexionados e com a cabeça apoiada.

8. Sangramento nasal – Não posicione a cabeça para trás para evitar ou conter sangramentos nasais. Essa atitude aumenta o risco da pessoa aspirar o sangue. Pressione o nariz com firmeza por cerca de 5 minutos para reduzir o fluxo de sangue.

9. Fraqueza – Quando uma pessoa está se sentindo fraca não é indicado que ela coloque sua cabeça entre as pernas. O ideal é que ela se deite e levante as pernas para cima para aumentar o fluxo sanguíneo no cérebro. 

10. Chupar veneno de picada de cobra – Quem nunca ouviu falar que é importante chupar o veneno depois de uma picada de cobra? Saiba que os médicos garantem que essa técnica é inútil e pode atrasar o atendimento médico de urgência, que é necessário nestes casos. O procedimento também pode contaminar o ferimento e provocar danos aos nervos e vasos sanguíneos da vítima. Em caso de picada de cobra venenosa, o ideal é buscar atendimento especializado com a máxima urgência.



Confira o Top 10 de coisas que você, certamente, já fez quando ninguém estava olhando

10 coisas que você já fez quando ninguém estava olhando

 Todos nós, em algum momento, já fizemos coisas consideradas inapropriadas ou esquisitas para os padrões do chamado “politicamente correto” da sociedade.


Você já parou para pensar em quantas coisas nós fazemos de forma escondida? Sejam atos inadequados, indiscretos, constrangedores e até ousados...

Top 10

1. Acessar um site de vídeos eróticos – Essa também é uma coisa básica que todo mundo faz, mas esconde. Homens e mulheres acessam sites de vídeos eróticos. Os homens acessam escondidos das mulheres e namoradas para uma masturbação, e as mulheres costumam acessar mais por curiosidade.

2. Soltar um pum na sala de espera – Às vezes é inevitável: você está naquela sala de espera do médico ou do dentista e dá vontade de soltar um pum. Nesse momento, as pessoas costumam olhar para os lados para se certificarem de que ninguém está reparando e, em seguida, deixam o pum escapar. Você, com certeza, já fez isso!

3. Passar cola branca na mão – Todo mundo já fez isso um dia. Passar cola na mão para retirar a película depois de secar costuma garantir uma grande sensação de prazer e satisfação.

4. Aspirar gasolina – Chegar no posto de gasolina e sentir o cheiro do combustível é algo agradável para muitas pessoas. Alguns motoristas costumam respirar fundo só para sentir o cheiro da gasolina.

5. Tirar sujeira do nariz – Outra coisa que quase todo mundo faz quando ninguém está olhando: tirar meleca do nariz. A “limpeza do salão” traz uma boa sensação.

6.Coçar as partes íntimas e cheirar – Quando ninguém está olhando, as pessoas costumam coçar as partes íntimas e cheirar as mãos.

7. Cheirar roupas de baixo – Muitas pessoas dão uma cheiradinha nas roupas íntimas usadas antes de entrarem no banho.

8. Riscar palitos de fósforo para cheirar – Uma mania estranha, mas que algumas pessoas apresentam: riscar o palito de fósforo para sentir o cheiro de enxofre do palito riscado.

9. Masturbação – Essa prática é comum entre homens e mulheres, mas ainda é vista como um tabu ou algo a ser escondido. Por isso, a masturbação é feita sempre no mais absoluto segredo e discrição.

10. Olhar no vaso sanitário antes de dar a descarga – Grande parte das pessoas olha dentro do vaso depois de fazer o número 2 e antes de dar a descarga.

Quais os maiores prazeres da vida?



Confira a lista dos maiores prazeres da vida:

  1- Comer Chocolate – Comer 50 g de chocolate por dia também garante sensação de prazer e satisfação. Essa quantidade de chocolate oferece açúcar suficiente para o organismo e estimula a produção de serotonina, considerado o hormônio do bem-estar.

  2- Tomar Sol – Uma pesquisa da revista Archives of General Psychiatry (EUA) indicou que tomar sol diariamente libera betaendorfina, um hormônio que aumenta a disposição e o bom humor. Sendo assim, tomar sol traz prazer e bem-estar para as pessoas.

  3- Tomar Vinho – O vinho é uma bebida repleta de antioxidantes e que faz bem à saúde. Tomar uma taça de vinho diariamente ajuda a melhorar a vasodilatação, prevenindo doenças cardíacas. Além disso, a bebida traz uma imensa sensação de prazer.

  4- Dar Risada – Uma boa risada ajuda a deixar o dia mais leve e feliz. Além disso, dar risadas favorece a imunidade, combate o estresse e libera serotonina, substância empregada em antidepressivos.

  5- Ficar em Silêncio – Ficar um tempo em silêncio todos os dias faz bem e ajuda a acalmar a mente. O processo deve ser acompanhado por uma respiração profunda, pois ajuda a combater o estresse e a ansiedade.

6 - Beijar na Boca – O beijo libera endorfina e dopamina, dois hormônios que garantem sensação de prazer.

  7- Fazer Sexo – O sexo ajuda a rejuvenescer, garante prazer, ativa a circulação sanguínea, melhora o aspecto da pele e promove relaxamento.

 8 - Dormir – O sono de qualidade traz muito prazer, além de ajudar a repor as energias, evitar a depressão e doenças infecciosas. Dormir também evita o envelhecimento precoce.

 O que te dá prazer na vida? Especialistas em comportamento humano concordam que as pessoas têm necessidades diferentes e que o prazer pode ser algo relativo, variando de pessoa para pessoa. Contudo, existem sim algumas atividades capazes de garantir prazer para a maioria das pessoas.